Jesus Cristo é o Senhor

Segunda Carta de Paulo aos Coríntios 10

  • Capítulos

    ✔️1     ✔️2     ✔️3     ✔️4     ✔️5     ✔️6     ✔️7     ✔️8     ✔️9     ✔️10     ✔️11     ✔️12     ✔️13    

    1. Além disto eu mesmo, Paulo, pela mansidão e bondade de Cristo, vos rogo, (eu que em verdade sou humilde entre vós quando presente, porém ousado para convosco quando ausente);

    2. Rogo pois, que quando eu estiver presente, não tenha que mostrar ousadia com a confiança de que penso que terei de me mostrar ousado para com alguns que nos consideram como se andássemos segundo a carne.

    3. Pois ainda que andemos na carne, não batalhamos segundo a carne.

    4. Porque as armas de nossa batalha não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruirmos fortalezas;

    5. [Assim] destruímos pensamentos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos como prisioneiro todo pensamento para a obediência a Cristo.

    6. E estamos prontos para vingar toda desobediência, quando vossa obediência for completa.

    7. Olhais [as coisas] pela aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense o tal outra vez consigo mesmo que, assim como ele é de Cristo, assim também nós somos de Cristo.

    8. Porque se eu também ainda mais me quiser orgulhar do nosso poder que o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei;

    9. Para que não pareça que eu [queira] vos amedrontar por meio de cartas.

    10. Porque eles dizem que as cartas são em verdade graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.

    11. Pense isto o tal, que assim como somos na palavra por cartas quando ausentes, assim também [seremos] por obra quando [estivermos] presentes.

    12. Porque não ousamos a nos classificar ou comparar com alguns que louvam a si mesmos; mas estes tem falta de entendimento ao medirem a si mesmos consigo mesmos, e ao compararem a si mesmos consigo mesmos.

    13. Nós, porém, não nos orgulharemos além da medida, mas sim conforme a medida da extensão que Deus repartiu conosco, medida que também vos alcança.

    14. Porque em nada estendemos além do que devíamos, como se não tivéssemos vos alcançado; pois fomos nós os primeiros a vir até vós no Evangelho de Cristo;

    15. Não nos orgulhamos além da medida no trabalho de outros, mas temos esperança de que, quando vossa fé crescer, seremos engrandecidos abundantemente entre vós conforme nossa extensão;

    16. Para pregarmos o evangelho em outros [lugares] além de vós; [e] não na extensão de outros [pregadores], para nos orgulharmos de coisas que já estavam prontas.

    17. Porém o que se orgulha, se orgulhe no Senhor.

    18. Porque não é o que louva a si mesmo, mas sim o que louva ao Senhor; esse é o aprovado.